A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) liberou nesta quinta-feira, dia 1º de junho, o ensalamento referente à aplicação das provas do Vestibular 2023/2. Desse modo, os inscritos já podem conferir onde realizarão as provas por meio do Portal do Candidato.
Para consultar os locais de prova, os candidatos devem ar a sua inscrição fazendo com o endereço de e-mail e senha cadastrados no momento da inscrição.
De acordo com o edital do Vestibular 2023/2, a UTFPR realizará a aplicação das provas nos seguintes municípios do Estado do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Vestibular de Inverno 2023
Nesse processo seletivo, para a classificação dos inscritos, a universidade realizará a aplicação de uma prova sobre conteúdos das disciplinas ministradas durante o Ensino Médio. O exame terá como base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Vestibular de Inverno 2023 está marcada para o dia 4 de junho de 2023. O início da aplicação está previsto para às 14h (horário de Brasília), com duração de 5 horas.
A UTFPR vai aplicar uma avaliação composta por 60 questões sobre conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês), Filosofia e Sociologia.
Além disso, os candidatos responderão a uma Prova de Redação em Língua Portuguesa. Essa avaliação será composta da elaboração de 1 (um) texto dissertativo-argumentativo sobre tema atual.
Horários e orientações
De acordo com o edital, o início das provas está marcado para 14h. A UTFPR recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência do horário de início da aplicação.
A abertura dos portões de o aos locais de prova será às 12h30min, e o fechamento será às 13h30min, impreterivelmente. A universidade não permitirá a entrada de candidatos após o horário de fechamento dos portões. Para ter o ao local de prova, o estudante deverá apresentar documento oficial de identificação com foto.
Além disso, é preciso levar com caneta esferográfica transparente com escrita grossa de tinta preta. Após ter o aos locais de prova, os candidatos deverão ingressar na sala de prova com no mínimo 20 (vinte) minutos de antecedência ao horário de início da prova, a fim de ouvir a leitura das instruções.
Oferta de vagas
Ao todo, a UTFPR está ofertando 3.006 mil vagas para 107 cursos de graduação de diversas áreas. O ingresso dos aprovados no Vestibular 2023/2 será no 2º semestre letivo deste ano.
O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas entre os treze campi da instituição: Apucarana, Mourão, Procópio, Curitiba, Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.
Há reserva de parte das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, dentro das vagas reservadas, há percentual de vagas para negros, pardos e indígenas (PPI) e para pessoas com deficiência (PcD). Os aprovados dentro do sistema de cotas deverão comprovar os critérios para realizar as matrículas.
Resultado
A UTFPR deve liberar o resultado preliminar no dia 19 de junho de 2023, cabendo a interposição de recursos até o dia 21 seguinte. Após a análise dos recursos, a UTFPR divulgará o resultado final do Vestibular 2023/2, com a lista de convocados em 1ª chamada, no dia 17 de julho de 2023.
Na mesma data a UTFPR deve publicar as orientações e prazos para o registro acadêmico dos convocados para o preenchimento das vagas.
e o site da UTFPR para mais informações.
Leia também UFRPE divulga classificação do Processo Seletivo 2023 para cursos de graduação EaD; saiba mais.