Dentro do mundo da numismática, sabe-se que algumas moedas são consideradas raras, não por causa do ano de fabricação ou do grau de conservação, mas sim por causa dos erros catalogados.
Naturalmente, esses erros fazem com que as moedas sejam consideradas mais raras, e por isso elas acabam se destacando das demais. De fato, é mais difícil encontrar esses itens, mas quem as encontra pode ganhar um bom dinheiro.
A boa notícia é que você não precisa ser um especialista na área para identificar esse tipo de erro. No caso das moedas de 50 centavos, por exemplo, o detalhe pode ser percebido com apenas uma simples observação.
As moedas de 50 centavos
As moedas de 50 centavos da segunda família do Plano real começaram a ser fabricadas e postas em circulação ainda no ano de 1998, e seguem em circulação até hoje.
Antes de saber se a sua moeda é valiosa, é importante entender se ela é verdadeira. Para ajudar nesta identificação, listamos abaixo um grupo com as principais características do exemplar tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC):
- Material: cuproníquel
- Diâmetro: 23,0 mm
- Massa: 9,25 g
- Espessura: 2,85 mm
- Bordo: inscrito
- Eixo: reverso moeda (EH) ?
- Circulação: de 01/07/1998 a atual
- Desenho do Anverso: Efígie de José Maria da Silva Paranhos Jr (1845-1912), Barão do Rio Branco, ladeada pelo dístico Brasil e por cena alusiva à dinamização da política externa brasileira e à consolidação dos limites territoriais com vários países.
- Desenho do Reverso: À esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos centavos e o correspondente ao ano de cunhagem.
Barão do Rio Branco
Como visto na lista acima, é possível notar que esta peça conta com a representação do Barão de Rio Branco. Em toda a sua biografia, ele atuou em várias profissões, mas ganhou notoriedade nacional como Ministro das Relações Exteriores do Brasil, onde permaneceu entre 1902 e 1912.
Durante a sua gestão, ele conseguiu incorporar 900 mil km ao território brasileiro sem necessidade de conflitos armados. Em toda a sua trajetória política, ele ficou conhecido como um homem que rejeitava cenários bélicos, e acreditava que tudo poderia ser resolvido na base do diálogo.
Os valores das moedas
Para que uma moeda de 50 centavos seja considerada valiosa é preciso que ela conte com uma característica conhecida no meio da numismática como CENTAVOS DUPLO.
Como o próprio nome já indica, trata-se de uma duplicação na palavra centavos. Abaixo, você pode conferir os valores projetados:
Como descobrir se moedas são valiosas?
Segundo analistas, não há uma mágica para descobrir quais moedas ou cédulas que você guarda em sua casa são valiosas ou não. O que é possível adiantar é que não se trata de uma tarefa simples. Na grande maioria dos casos, as moedas são apenas comuns, de modo que encontrar uma peça rara tende a ser difícil.
Mas difícil não significa impossível. Um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas que procuram por estas moedas raras é imaginar que os itens mais antigos são os mais valiosos. Esta não é necessariamente uma informação verdadeira. Em muitos casos, vários outros pontos devem ser levados em consideração.
“Uma moeda emitida há duas décadas pode valer mais do que uma do Império ou da Colônia. O que dita o preço de uma peça não é a idade e, sim, a quantidade de moedas feitas naquele ano específico e o estado de conservação”, disse Bruno Pellizzari, vice-presidente da Sociedade Numismática Brasileira.
“Mas definir valor comercial à essas moedas é algo relativamente complicado, principalmente porque, como foram produzidas como erros durante o processo de cunhagem, não há registros da quantidade de moedas emitidas”, diz o especialista Plínio Pierry.