A diferença entre mercado de nicho e mercado de massa
Há muitas diferenças entre a atuação no mercado de nicho e no mercado de massa. Entretanto, muitos empreendedores não conhecem tais diferenças, e essas são fundamentais na análise do mercado.
Para um pequeno negócio aumentar as suas chances de sucesso na internet, é importante que escolha um nicho de mercado. Ao o que há mais vantagens em focar suas operações do que entrar num mercado de massa.
Assim sendo, é mais fácil entregar valor optando por um nicho do que lidar com muitas movimentações diferentes no mercado.
Fator concorrência
A concorrência no mercado de massa é alta, ao o que já vem fortalecida e estabelecida. Por isso, dentro do mercado de massa é natural que o empresário atue em vários segmentos. Sendo assim, uma empresa atuante num mercado de massa defende várias áreas ao mesmo tempo.
O mercado de nicho é um mercado especializado e pequeno, por isso tem baixa complexidade e menor concorrência. Por isso é ideal para iniciar um empreendimento.
Guerra de preços
A guerra de preços é alta no mercado de massa, haja vista o monitoramento constante da concorrência, bem como a briga por novos clientes. Assim sendo, os preços baixos são iscas de marketing.
Já em um mercado de nicho não existe o foco em competição através dos preços. Uma vez que para uma empresa de nicho é impossível fazer uso das mesmas estratégias de massa, por conta do volume de vendas e diversificação dos produtos das empresas maiores.
Lucratividade e volume de vendas
A margem de lucro do mercado de massa é oriunda do volume de vendas, não exatamente de cada produto. Assim sendo, a estratégia das grandes empresas é ter vários produtos em várias categorias, ao o que sua lucratividade venha de sua volumetria de vendas.
Dentro do mercado de nicho, ainda que haja uma variedade de produtos ou serviços, essa variedade é direcionada para as necessidades do cliente, através de informações do público. Certamente que a chance de um empreendedor de nicho oferecer uma exclusividade é maior, ao o que a sua lucratividade é oriunda desse foco.
No mercado de nicho as vendas são lucrativas por conta sua margem de lucro ser maior por produto, e não exatamente por sua volumetria, como ocorre no mercado de massa.