Uma das coisas mais comuns hoje em dia, são os famosos golpes que acontecem pelo aplicativo do Whatsapp. O mais novo golpe que anda circulando pela internet é o golpe que usa o saque e consulta do FGTS como isca. E o assunto é mais sério do que se pensa.
De acordo com o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da empresa PSafe, em apenas dois dias, mais de 100 mil pessoas receberam, compartilharam e até aram o falso link.
Como o golpe funciona
Fonte: Economia UOL.
O usuário recebe um link, e então é incentivado a responder uma pesquisa que envolve perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial?” e “Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?”. Porém, essas perguntas são para enganar. Independente da resposta que o usuário der, ele será encaminhado para uma nova página, que pede para ele compartilhar o link com mais dez amigos e liberar o suposto saque de sua conta.
O diretor do dfndr lab, Emilio Imoni, disse sobre o golpe: “O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima. Além disso, ele é direcionado a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima a a receber cobranças indevidas.”
É importante desconfiar de qualquer notícia ou link que se recebe hoje em dia, jamais compartilhando informações online com fontes que não sejam certificadas e de confiança. A dica é ignorar links enviados pelo Whatsapp e sempre procurar aplicativos e sites oficiais do governo, entre outras instituições.
Liberação de saques
O governo confirmou que vai liberar os saques de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep. O anúncio aconteceu no Palácio do Planalto, em cerimônia com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) para permitir os saques.
De acordo com o governo, os saques do FGTS começarão em setembro, e a previsão é injetar R$ 42 bilhões na economia até 2020. Os saques do PIS-Pasep começam em agosto. O saque será de até R$500,00 por conta.
Nosso time é composto por mais de 30 redatores, equipe revisão, estratégia, equipe pedagógica. Com 20 ano de tradição em conteúdo web, somos parte do grupo Sena Online(CNPJ 17956217000172)
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.OkPrivacidade