A nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como Enem dos Concursos, está oficialmente a caminho e promete movimentar os concurseiros de todo o Brasil.
Entre as novidades antecipadas por diferentes veículos de imprensa na tarde desta terça-feira (22), está a confirmação de vagas para cargos de nível médio. Mas quem quiser concorrer precisa ficar atento: a oferta será limitada.
Enquanto o anúncio oficial não sai, fontes ligadas ao governo federal adiantam que o número exato de vagas será fechado ainda nesta semana, e o comunicado deve ser feito nos próximos dias.
O CNU de 2025
Mesmo antes de qualquer anúncio oficial, já é possível afirmar que as vagas de nível médio já estão confirmadas no concurso, mas em número pequeno.
O edital deve oferecer cerca de 3 mil vagas, distribuídas entre diversos órgãos e ministérios do Poder Executivo Federal. Entre os setores contemplados, devem estar:
- Carreiras transversais em Defesa, Justiça e Segurança;
- Desenvolvimento Socioeconômico;
- Cargos civis nas Forças Armadas;
- Instituições Tecnológicas.
Planalto faz reunião decisiva sobre o CNU
Nesta terça-feira (22), às 16h, está prevista uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
O encontro deve ser decisivo para definir os últimos detalhes da edição 2025 do CNU, inclusive o número final de vagas e a divulgação do termo de referência. Este é o documento que serve como base para o edital.
Termo de Referência está quase pronto
Ainda tomando como base as informações previamente divulgadas por veículos de imprensa, é possível afirmar que o documento que dará corpo ao edital já está em fase final de elaboração. Ele reúne informações como:
- Quantidade e tipo de vagas;
- Órgãos participantes;
- Estrutura de provas;
- Cronograma completo.
Com o termo finalizado, o próximo o será escolher a banca organizadora, e isso também deve acontecer ainda em abril.
Cesgranrio está de olho
Na primeira edição do CNU, em 2024, a Fundação Cesgranrio ficou responsável pela organização.
Para 2025, mesmo com uma nova chamada pública, ela continua no páreo, competindo com outras grandes instituições. A escolhida será encarregada de:
- Receber as inscrições;
- Organizar e aplicar as provas em mais de 200 municípios brasileiros.
Edital do concurso
Diferente do modelo anterior, que dividiu o certame em oito editais diferentes, o CNU 2025 terá apenas um edital, válido para todos os blocos temáticos.
As provas estão previstas para acontecer entre setembro e outubro. A ideia do governo federal é encontrar uma época do ano que não registre muita chuva.
Na primeira edição da prova, ainda em 2024, as provas tiveram que ser adiadas em todo o Brasil porque causa das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
O que já mudou para o CNU de 2025?
Em comparação com a primeira edição, o CNU de 2025 deve contar com uma série de mudanças. São elas:
- Sistema de resposta modernizado: Adeus às bolinhas. Os cartões de resposta devem ser substituídos por um sistema com código de barras, facilitando a identificação dos candidatos.
- Um edital só: Em vez dos oito editais separados como em 2024, o CNU 2025 deve contar com um único edital, mesmo mantendo os blocos temáticos.
- Vagas e órgãos participantes ainda em definição: A estimativa é de 3 mil a 3.500 vagas, cerca da metade da edição anterior. O número exato dependerá da adesão dos órgãos e do orçamento disponível.
Quais órgãos já confirmaram participação
É importante destacar que alguns órgãos e fundações já sinalizaram que estarão no CNU 2025. Confira a lista dos que confirmaram vagas até o momento:
- Fundação Biblioteca Nacional: 14 vagas
- Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas
- Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional: 10 vagas
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): 28 vagas - Ministério da Fazenda: 30 vagas
- Fundação Cultural Palmares: 10 vagas
Além disso, o Ministério da Saúde estuda entrar no concurso com 319 vagas autorizadas. De todo modo, é importante frisar que a pasta ainda não confirmou essa entrada.